Ribeirão terá I Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Evento reunirá autoridades locais e também das cidades de Sertãozinho e Pontal
Ribeirão terá I Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Será realizada na próxima quarta-feira, dia 6 de outubro, a I Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Ribeirão Preto e região. O evento, de iniciativa do Poder Executivo através do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, acontecerá das 14h às 17h, via Google Meet, tendo como tema central: “O Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência”, como norte para os debates e deliberações. O evento online contará com a participação de representantes do poder público, sociedade civil e pessoas com deficiência das cidades de Ribeirão Preto, Sertãozinho e Pontal.

O objetivo é avaliar e propor diretrizes para a implementação da Política dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Para isso, a Conferência terá cinco Eixos Norteadores, que serão: Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurado à participação das pessoas com deficiência; Garantia do acesso das pessoas com deficiência às Políticas Públicas; Financiamento das Políticas Públicas da pessoa com deficiência; Direito e acessibilidade; Desafios para a comunicação universal.

O vereador Paulo Modas (PSL), presidente da Comissão Permanente da Câmara sobre Direitos Humanos, Igualdade Racial e Pessoas com Deficiência, destacou a importância do fomento a eventos que permitam o debate e a proposição de soluções sobre os direitos das pessoas com deficiência.

“As pessoas com deficiência têm dificuldade de inclusão na sociedade em todos os níveis e ainda são vistas por muitos com indiferença ou como incapazes. Nada melhor que ouvir as dores dessas pessoas para buscarmos soluções que são de direito, pois essa triste realidade mudará à medida que nos propusermos enquanto sociedade a criar políticas públicas e ações em todos os níveis de poder”, destacou o parlamentar.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), em 2019 o Brasil apresentou um percentual de 3,4% (ou 6,97 milhões de pessoas com mais de 2 anos de idade) com deficiência visual, 1,1% (ou 2,3 milhões) tinham deficiência auditiva, dos quais 22,4% conheciam a Língua Brasileira de Sinais (Libras); 1,2% (ou 2,5 milhões) tinham deficiência intelectual. Cerca de 3,8% (7,8 milhões) tinham deficiência física nos membros inferiores e 2,7% (5,5 milhões), nos membros superiores.

Informações para participação da I Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência:

Credenciamento: https://forms.gle/nhCxrWrcwpFaCze18

Participação do Google Meet link da videochamada: https://meet.google.com/ffc-hzob-evb

Texto: Marco Aurélio Tarlá (MTB 64.025/SP)